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O Arquivista [Archivist]

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Mensagem  andredmcampos Seg Jan 09, 2012 7:54 pm

O Arquivista - Retirado do livro Heróis do Horror [Heroes of Horror], pág 82

Um Arquivista é um usuário de magias divinas, similar ao clérigo apenas no tipo e natureza da magia que comanda. De fato, o arquivista tem mais em comum com o mago do que com os servos de divindade padrão, devido à maneira disciplinada e acadêmica em que coleta e mantém sua seleção de magias. Arquivistas buscam fontes esotéricas de conhecimento divino, quaisquer que sejam estas, guardando tais segredos para eles e seus colegiados

Criando um Arquivista

O Arquivista é uma profissão mais acadêmica do que o clérigo ou o paladino, mas mais gananciosa e exploradora do que a maioria dos magos. Devido à sua natureza exploratória e freqüentemente perigosa, arquivistas normalmente desenvolvem técnicas para guardar a si mesmo e a seus aliados da corrupção que freqüentemente cerca e acompanha os conhecimentos antigos e proibidos que eles buscam. Arquivistas são, portanto, ótimos personagens auxiliares, melhorando os esforços daqueles que os ajudam em suas buscas acadêmicas.

Habilidades: A característica mais importante do Arquivista é uma inteligência afiada. Este intelecto deve também sem permeado com altas doses de Sabedoria, devido à fina linha que um arquivista deve trilhas em seus estudos sobre a maldade sem ser corrompido. Uma Constituição forte também é altamente visada dado o rigor de suas missões

Raças: Elfos tendem a ser os melhores arquivistas, devido tanto à sua longevidade quanto ao seu dom natural para magia. Humanos e gnomos costumam ser atraídos para a classe, normalmente se tornando os mais ambiciosos dentre os arquivistas. Anões dão bons arquivistas, mas tendem a ver a classe sob uma moral muito alheia ao seu gosto. Halflings e Meio-Orcs raramente seguem este caminho.

Tendência: Personagens de qualquer tendência podem se tornar arquivistas, mas a classe requer algumas doses de disciplina e academicismo. Como resultado disto, arquivistas de uma tendência mais leal são mais comuns.

Tabela 5-1: O Arquivista -- DV: d6

Nível___BBA____Fort____Ref____Will____Especial
1______+0_____+2_____+0____+2_____Conhecimento Sombrio (Tática) 3/dia, Escrever Pergaminho
2______+1_____+3_____+0____+3_____Mestre do Conhecimento
3______+1_____+3_____+1____+3_____Conhecimento Sombrio 4/dia
4______+2_____+4_____+1____+4_____Mente Tranqüila
5______+2_____+4_____+1____+4_____Conhecimento Sombrio (Perspicácia)
6______+3_____+5_____+2____+5_____Conhecimento Sombrio 5/dia
7______+3_____+5_____+2____+5_____Mestre do Conhecimento
8______+4_____+6_____+2____+6_____Conhecimento Sombrio (inimigo)
9______+4_____+6_____+3____+6_____Conhecimento Sombrio 6/dia
10_____+5_____+7_____+3____+7_____Talento Adicional
11_____+5_____+7_____+3____+7_____Conhecimento Sombrio (Conhecimento Profano)
12____+6/+1___+8_____+4____+8_____Conhecimento Sombrio 7/dia
13____+6/+1___+8_____+4____+8_____Mestre do Conhecimento
14____+7/+2___+9_____+4____+9_____Conhecimento Sombrio (Conhecimento Preventivo)
15____+7/+2___+9_____+5____+9_____Conhecimento Sombrio 8/dia
16____+8/+3___+10____+5___+10_____--
17____+8/+3___+10____+5___+10_____Mestre do Conhecimento
18____+9/+4___+11____+6___+11_____Conhecimento Sombrio 9/dia
19____+9/+4___+11____+6___+11_____--
20___+10/+5___+12____+6___+12_____Talento Adicional

--Magias por Dia--
Nível___0___1___2___3___4___5___6___7___8___9
1______3___2___-___-___-___-___--___-___-___-
2______4___3___-___-___-___-___--___-___-___-
3______4___3___2___-___-___-___-___--___-___-
4______4___4___3___-___-___-___-___--___-___-
5______4___4___3___2___-___-___-___-___--___-
6______4___4___4___3___-___-___-___-___--___-
7______4___5___4___3___2___-___-___-___-___--
8______4___5___4___4___3___-___-___-___-___--
9______4___5___5___4___3___2___-___-___-___-
10_____4___5___5___4___4___3___-___-___-___-
11_____4___5___5___5___4___3___2___-___-___-
12_____4___5___5___5___4___4___3___-___-___-
13_____4___5___5___5___5___4___3___2___-___-
14_____4___5___5___5___5___4___4___3___-___-
15_____4___5___5___5___5___5___4___3___2___-
16_____4___5___5___5___5___5___4___4___3___-
17_____4___5___5___5___5___5___5___4___3___2
18_____4___5___5___5___5___5___5___4___4___3
19_____4___5___5___5___5___5___5___5___4___4
20_____4___5___5___5___5___5___5___5___5___5

Perícias de Classe (4+ Modificador de inteligência por nível): Concentração, Conhecimento (todas, escolhidas individualmente), Cura, Decifrar Escrita, Diplomacia, Obter Informações, Ofícios, Procurar, Profissão

Habilidades de Classe

Todas as habilidades de classe de um arquivista servem para melhorar sua proposta inicial, que é a busca de conhecimento místico e divino de fontes estranhas e proibidas, ganhando tanto conhecimento quanto maestria sobre elas.

Usar Armas e Armaduras: Arquivistas sabem usar todas as armas simples e armaduras leves e médias, mas não escudos.

Magias: Um Arquivista conjura magias divinas extraídas primeiramente da lista do clérigo, apesar de poder eventualmente descobrir, aprender e preparar magias não-clericais divinas. Diferente dos clérigos, arquivistas prepara magias de um "Livro de Rezas", uma coletânea de magias divinas copiadas. Para aprender, preparar ou conjurar uma magia, um arquivista deve ter uma pontuação de inteligência igual a, pelo menos, 10+ o nível da magia. A Classe de Dificuldade de resistir a uma magia de Arquivista é de 10 + nível da magia + Modificador de Inteligência do Arquivista.
Como os demais conjuradores, um arquivista pode utilizar apenas um certo número de magias a cada nível por dia. Esta base diária é fornecida na tabela abaixo. Adicionalmente, ele recebe magias adicionais por dia se tiver uma pontuação suficientemente alta de Sabedoria. Ele deve escolher e preparar suas magias com antecedência, isso se dá através de uma boa noite de sono e de um estudo subsequente de uma hora de seu Livro de Rezas. O arquivista decide que magias a preparar enquanto estuda.

Livro de Rezas: Diferente de um clérigo, um arquivista não recebe seus poderes diários de uma divindade qualquer ou força cósmica que venere. Na verdade, ele deve procurar e coletar novas magias como um mago, mas de fontes exotéricas como tábuas religiosas, estelas antigas ou outros escritos mágicos. Ele não pode preparar nenhuma magia não armazenada em seu Livro de Rezas, exceto "Ler Magia", que pode preparar de memória.

Um arquivista começa o jogo com um Livro de Rezas contendo todas as magias de nível 0 de um clérigo, além de três magias de clérigo de nível 1 à escolha do jogador. Para cada ponto de modificador de inteligência que o Arquivista tenha, seu Livro de Rezas tem uma magia adicional de nível 1. A cada novo nível de classem o arquivista ganha duas novas magias de clérigo para seu Livro de Rezas; estas podendo ser de qualquer nível ou níveis que ele possa conjurar (baseados no novo nível de arquivista). A qualquer momento, um arquivista também por adicionar magias encontradas em pergaminhos contendo magias divinas para seu livro de rezas, mas ele precisa fazer os testes adequados e gastar o tempo necessário (ver Acrescentando Magias ao Grimório de um Mago, no Livro dos Jogadores). O arquivista pode aprender e preparar magias divinas que não sejam de clérigo da mesma maneira, mas as duas magias que ele ganha por ganhar níveis de classe devem ser selecionadas da lista do clérigo.

Conhecimento Sombrio: Três vezes por dia, um arquivista pode usar seu extenso conhecimento dos monstros, garantindo benefícios aos seus aliados contra as criaturas que enfrentam. Fazer isso conta como uma ação de movimento. Os efeitos do Conhecimento Sombrio se aplicam apenas a aberrações, bestas mágicas, extra-planares e mortos-vivos.

Um Arquivista ganha novas habilidades de Conhecimento Sombrio conforme seu nível aumenta, e também pode usá-lo com mais freqüência, ganhando um uso adicional para cada três níveis de arquivista (4/dia no nível 3, 5/dia no nível 6 e assim por diante)

Usar o Conhecimento Sombrio requer um teste de conhecimento de um tipo apropriado à criatura enfrentada. Um teste de conhecimento Arcano revela segredo de bestas mágicas, Conhecimento (Geografia) retrata aberrações, Conhecimento (Religião) cobre os mortos-vivos e Conhecimento (Os Planos) se aplica a extra-planares e elementais. A ND deste teste é 15. A maioria das habilidades de Conhecimento Sombrio do arquivista ganham mais eficácia se o teste for superado em 10 ou mais pontos. Conhecimento Sombtio pode ser usado apenas uma vez contra cada dada criatura.

O conhecimento sombrio de um arquivista pode afetar uma única criatura ou todas as criaturas da mesma raça, dependendo do efeito usado. A criatura alvo deve estar a menos de 18m e o arquivista deve ter consciência da presença dela, apesar de não necessitar de uma linha de visão para com ela. Os efeitos do conhecimento sombrio duram 1 minuto, exceto dito o contrário.

Tática: O arquivista conhece os comportamentos de combate padrão das criaturas daquela raça, garantindo a seus aliados um bônus de ataque contra ela de +1. Se o teste superar a ND por 10 ou mais pontos, o bônus aumenta para +2. Se superar por 20 ou mais pontos, aumenta para +3.

Perspicácia: Começando no 5º nível, o arquivista pode usar seu conhecimento sombrio para ajudar seus aliados a enfrentar a influência corruptora das outras criaturas. Aliados a até 18m do arquivista ganham um bônus de +1 nas resistências contra as criaturas afetadas. Se o teste superar a ND por 10 ou mais pontos, este bônus eleva-se para +2, se superar a ND por 20 ou mais pontos, eleva-se para +3

Inimigo: Começando no 8º nível, um arquivista pode orientar seus aliados a atacar pontos vitais de seus inimigos. Se o teste do Conhecimento Sombrio obtiver sucesso, ele garante a eles um bônus no dano de armas feito contra as criaturas alvos igual a 1d6 pontos de dano. Se o Arquivista obtiver sucesso no teste de conhecimento por 10 ou mais pontos, este bônus se torna 2d6. Se obtiver sucesso por 20 ou mais pontos torna-se 3d6

Conhecimento Profano: Ao falar em voz alta os segredos temíveis da criatura alvo, um arquivista de 11º nível ou acima consegue deixá-la tonta por uma rodada. Diferente dos outros conhecimentos sombrios, esta habilidade deve ser usada contra uma única criatura. Se o Arquivista obtiver sucesso por 10 ou mais pontos, o alvo fica tonto por 1 rodada [sic]. Se obtiver sucesso por 20 ou mais pontos, o alvo fica paralisado por 1 rodada (se o alvo for imune à paralisia mas não à tontura, tal qual a maioria dos mortos-vivos, o arquivista pode escolher estontear a criatura ao invés de paralisá-la).

Conhecimento Preventivo: À partir do 14º nível, um arquivista consegue preparar melhor seus aliados para os ataques das criaturas afetadas, tornando mais difícil para a criatura acertar e causar dano. Aliados a até 6m do arquivista ganham um bônus de +1 na CA que se aplica apenas às criaturas afetadas. Se o teste superar a ND por 10 ou mais pontos, este bônus é aumentado para +2. Se o teste superar a ND em 20 ou mais, é aumentado para +3

Escrever Pergaminho: Arquivistas ganham Escrever Pergaminho como um talento adicional.

Mestre do Conhecimento: Ao atingir o segundo nível, um arquivista ganha um bônus de +2 em todos os testes de Decifrar Escrita e em todos os testes de qualquer uma perícia de conhecimento de sua escolha. Uma vez que esta escolha seja feita, não poderá ser mudada. No 7º, 13º e 17º nível, o arquivista pode escolher uma perícia de Conhecimento adicional para ganhar o bônus de +2.

Mente Tranqüila: Começando do 4º nível, um arquivista ganha +2 nas resistências a magia e efeitos da escola de encantamento, devido ao seu foco rigoroso e seu treinamento mental intenso.

Talento Adicional: Quando um arquivista atinge o 10º nível, e novamente no 20º, ele pode escolher um talento gratuitamente da seguinte lista: Foco em Perícia (qualquer conhecimento), Foco em Magia, qualquer talento Metamágico ou qualquer talento de Criação de Item.

Interpretando um Arquivista

Como um arquivista, você viaja em busca de magia divina nova e pouco usual. Uma vez que sua compreensão da magia gira em torno da palavra escrita, você valoriza escritas mágicas de qualquer espécie e viajará grandes distâncias para investigar uma recentemente descoberta (ou ainda-a-ser-descoberta) escritura sagrada ou estola mística. Generalizando, você não será tão arrogante quanto os magos em geral, dado a mistura de experiência e sabedoria que você tem, você não será tampouco tão direto quanto os campeões divinos. Os segredos que você descobre são a própria recompensa, e a sua confiança em você mesmo e na missão que você realiza é mais recompensadora do que a gratidão vazia de algum grupo ou hierarquia.

Religião

Enquanto a maioria dos arquivistas é religioso, isto é fundamentalmente uma maneira de mostrar mais respeito ao poder do divino do que ao próprio divino. Arquivistas existem em virtualmente todas as igrejas conhecidas. Alguns perseguem segredos de eras antigas para exaltar a grandiosa glória de sua deidade enquanto outros procuram apenas salvaguardar conhecimento sagrado de mãos erradas. Alguns ainda vêem muito pouca conexão entre sua devoção pessoal e o trabalho que fazem, exceto por perceber que seu contínuo sucesso tente a evidenciar a presença da graça de seu deus.

Outras Classes

Arquivistas tendem a se encaixar bem na companhia de magos, que entendem e apreciam a aproximação acadêmica deles ao estudo da magia. Pelo mesmo motivo, entretanto, eles tem uma relação bastante tênue com os clérigos. Alguns vêem os arquivistas como uma força necessária dentre os seguidores de seu deus, um "mal necessário", enquanto outros os vêem como ladrões desavergonhados que buscam usar e abusar de seus textos sagrados. Muitos druidas vêem com desgosto suas magias sendo lançadas por aqueles que não seguem os ensinamentos druídicos. Arquivistas normalmente viajam em companhia de bardos e ladinos (o que reforça o horror que alguns clérigos de mente-fechada tem deles), que dividem seu interesse em conhecimento antigo e recuperação de tesouros há muito perdidos.

Combate

Arquivistas não são especialmente potentes como combatentes de linha de frente e normalmente ficarão recuados junto com os magos quando o combate se mostrar. Eles são mais resistentes e duradouros e melhor armados do que suas contrapartes arcanas, entretanto, e encararão corajosamente o combate quando necesário (por exemplo, quando isto significa defender alguém mais fraco e fácil de acertar).

Arquivistas são especialmente eficientes em times que contem outros conjuradores divinos ou bardos. Com o tempo de preparação adequado, um arquivista pode usar suas magias para incrementar o poder dos membros do time, incluindo os clérigos, de modo que, quando o combate começar, eles possam se misturar à batalha, deixando os arquivistas livres para curar.

Se os PCs provavelmente forem enfrentar oponentes que possuem fraquezas secretas, pode haver um enorme benefício em recrutar um arquivista. Um arquivista pode freqüentemente oferecer informações sobre as fraquezas de um inimigo que significam a diferença entre o sucesso e o fracasso contra aquele adversário.

Progressão

É freqüentemente dito que arquivistas nascem, não são feitos. Muitos que abraçam a classe o fazem por uma sede natural de aprendizagem, outros acompanhados por uma reverente admiração pelo poder divino. Algumas pessoas acabam seguindo o caminho do arquivista após terem começado como aprendizes de mago ou clérigos juniores e terem sentido o chamado para buscar o conhecimento oculto.

Muitos arquivistas são arquivistas por toda a vida; quanto mais conhecimentos ocultos descobrem, mais sentem que ainda têm a aprender. Outros assumem outras classes para complementar suas habilidades. Alguns validam sua busca aos olhos da igreja, assumindo níveis de clérigo ou mesmo paladino. Menos freqüentemente, a sede de conhecimento de um arquivista o leva a assumir as artes arcanas, dividindo seu estudo entre exploração divina e magia. Os arquivistas também são extremamente versáteis em termos de cumprir pré-requisitos, fazendo deles um portal natural para muitas classes de prestígio.
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